Manter o equilíbrio financeiro é uma das maiores preocupações de síndicos e administradoras condominiais. Sem dinheiro, a gestão deste tipo de empreendimento fica prejudicada, os pagamentos entram em atraso e não há cobertura para lidar com imprevistos. Mas, felizmente, há algumas formas de reduzir despesas de condomínio e evitar o vermelho.
Ainda que você não esteja vivenciando esse problema, seguir algumas orientações para deixar um valor de sobra no caixa é uma atitude positiva de prevenção, além de evitar a cobrança de taxas extras que podem desagradar os inquilinos.
3 medidas práticas para reduzir despesas de condomínio
Controlar as despesas de condomínio é muito importante para que o empreendimento não se torne caro demais. Muitas vezes, a primeira solução pensada pelo síndico para sair do vermelho é repassar a dívida aos condôminos.
Essa é a atitude mais errada que pode ser tomada, pois, além de ser desagradável para os inquilinos e proprietários conviver com reajustes a todo instante, pode aumentar os níveis de inadimplência e piorar a situação.
Algumas ações efetivas e simples que ajudam na redução de custo do condomínio são:
- 
Apostar em um serviço inteligente de portaria
 
Já pensou não ter que arcar com todos os custos trabalhistas que a contratação de um ou mais porteiros exige? Com a solução de Controle de Acesso disponíveis no mercado, é possível otimizar a segurança, reduzir custos e oferecer mais praticidade no acesso ao condomínio aos moradores.
Os sistemas geralmente conta com:
- acesso com QRCode;
 - tag de acesso — funciona através de cadastro e liberação de acesso por aplicativo;
 - antena tag veicular — ainda mais praticidade na entrada por meio do cartão ou chaveiro de proximidade próprio para os moradores;
 - aplicativos que reúne controle de acesso e diversos outros serviços condominiais em um só lugar;
 - acesso biométrico — controle de acesso biométrico para moradores e funcionários;
 - e muito mais!
 
- 
Conscientizar os moradores sobre o consumo de água
 
A conta de água é outra despesa de condomínio que o deixa mais caro. Por isso, vale investir em campanhas educativas de conscientização sobre o uso racional desse insumo com os moradores.
E como saber se as ações estão surtindo efeito? Uma dica para tornar o acompanhamento dos gastos com esse e outros recursos, é contar com o auxílio da tecnologia.
Nosso Sistema Financeiro permite, por exemplo, fazer o lançamento ou importação do consumo de água, energia e gás de formas simples e rápida, com captura direta no módulo financeiro e gráfico de consumo no aplicativo.
- 
Cobrar os inadimplentes
 
A inadimplência também costuma ser um grande problema. Para ter um fluxo de caixa saudável é muito importante mantê-la sob controle e para isso é preciso cobrar os moradores que estão em falta.
Essa atividade, que pode ser bem trabalhosa a depender do tamanho do empreendimento, pode ser simplificada com o nosso Sistema Financeiro. Com ele, dá para fazer o lançamento de cobranças individuais ou geral com filtro por bloco, torre, unidade e desconto para síndico. Muito fácil, não é?
- 
Renegociar contratos de manutenção
 
Anualmente fazer renegociação dos contratos de manutenções mensais com os prestadores de serviços.
- 
Cotações
 
Fazer no mínimo 3 cotações de serviços e materiais, pois sempre encontramos diferenças de valores dos fornecedores e utilizar a prática da licitação.
								
															

